Defesa Civil Atesta Danos do Tornado em Cascavel - WiseTipsCentral

Defesa Civil Atesta Danos do Tornado em Cascavel

Anúncios

No dia 4 de outubro, Cascavel foi atingida por um devastador tornado que causou destruição na cidade. Neste artigo, abordaremos os efeitos do tornado e como a Defesa Civil está auxiliando os moradores afetados a acessar o FGTS para a reconstrução.

Tornado em Cascavel e Reconstrução

O tornado que atingiu Cascavel deixou um rastro de destruição em sua passagem. No entanto, a cidade começou a se reconstruir imediatamente após o evento, demonstrando sua resiliência.

Anúncios

Acesso ao FGTS em Situações de Emergência

O município decretou situação de emergência, permitindo que os residentes de Cascavel pudessem solicitar o saque por calamidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para lidar com os danos causados pelo tornado.

Liberação dos Recursos do FGTS

A Caixa Econômica Federal já começou a liberar os primeiros saques do FGTS para os trabalhadores afetados. De 1º de novembro a 15 de novembro, aproximadamente 50 trabalhadores receberam um total de R$ 189.197,27 em recursos.

Anúncios

Requisitos para Acesso ao FGTS

Para ter direito ao saque do FGTS, o trabalhador precisa que seu imóvel esteja listado como afetado pelas fortes chuvas, o que é coordenado pela Defesa Civil. Até o momento, mais de 1,4 mil imóveis foram identificados como aptos após inspeções.

Assistência da Defesa Civil

A Defesa Civil de Cascavel continua realizando vistorias para os trabalhadores que foram afetados e ainda precisam de comprovação para acessar o saque por calamidade pela Caixa Econômica Federal.

Como Obter o Atesto da Defesa Civil

Os moradores que não possuem o atesto podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. Outra opção é visitar a sede da Defesa Civil, localizada na Rua Martin Afonso de Souza, 590, no bairro Pacaembu, levando imagens e vídeos que comprovem os danos, juntamente com um comprovante de endereço.

Como Solicitar o Saque do FGTS

A liberação do saque, devido à situação de calamidade, pode ser solicitada facilmente pelo celular, por meio do aplicativo FGTS, ou em uma agência da Caixa até 28 de janeiro de 2024. O trabalhador deve possuir saldo disponível na conta do FGTS para fazer o pedido.

Valor Máximo para Retirada

O valor máximo que pode ser retirado é de R$ 6,2 mil por conta vinculada, desde que não tenha sido feito um saque pelo mesmo motivo em um período inferior a 12 meses.

Passos para Solicitar o Saque

Os trabalhadores devem fazer o download do aplicativo FGTS, inserir as informações de cadastro e selecionar a opção “Meus saques,” escolhendo “Outras situações de saque — Calamidade pública” e informando a cidade afetada. É necessário enviar uma foto do documento de identidade e do comprovante de residência emitido até 120 dias antes da declaração de calamidade. Por fim, o trabalhador deve escolher como deseja receber o valor e enviar a solicitação.

Mais Informações e Suporte

Para obter mais informações e suporte, os trabalhadores podem